A mais bela gordinha do Ceará sênior - Wal Pascoa

Hey, Habib! Conheça “A mais bela gordinha do Ceará sênior”. Wal Pascoa é a representante no concurso “A mais bela gordinha do Brasil” na categoria sênior.

A mais bela gordinha do Ceará sênior - Wal Pascoa

Hey, Habib! Conheça “A mais bela gordinha do Ceará sênior”. Wal Pascoa foi aclamada para ser a representante cearense no concurso “A mais bela gordinha do Brasil” na categoria sênior. O evento criado pela modelo plus size e produtora de eventos Cláudia Ferreira,acontecerá no dia 16 de julho na cidade das Artes, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. Conheça a história por trás da representante, bem como sua visão acerca de questões fundamentais quando eleita modelo de representatividade para uma sociedade em desconstrução.

É uma grande alegria ter sua participação em um concurso de nível nacional que valoriza a beleza das gordinhas do Brasil. Conta pra gente um pouco de você, da sua história, o que você faz e sobre a atual relação com a sua beleza e seu corpo.

“Sou Waldenisia Dias da Pascoa Costa ( Wal Pascoa) tenho 46 anos, sou professora com muito orgulho. Sempre fui uma criança extrovertida, gostava de brincar de professora com as bonecas e desfilar com as amiguinhas mas, eu nunca ganhava o desfile por que era gorda e “MISS” tinha que ser magra, e esse era o pensamento de muitas pessoas até pouco tempo atrás. O tempo foi passando , estudei com a determinação de ser professora e cedo comecei a lecionar. Sou casada, tenho 3 filhos e com muita dificuldade, conclui uma graduação e pós-graduação”.

Meus filhos sempre foram minha maior expiração de viver, e por eles e para eles sempre dei o meu melhor e graças a Deus hoje todos crescidos, encaminhados e homens de bem e já tenho 3 lindos netinhos, isso mesmo só tem homem nessa família, sou a única ” Princesa ” da casa. Sempre fui gorda e isso não era problema para mim, sempre muito extrovertida não dava espaço para as pessoas me zoarem , um tipo de defesa talvez, sempre cuidei da minha saúde, mantendo em dias todos os exames, só que em 2011, após um longo período de dores, deformidades e consultas médicas fui diagnosticada com “Artrite Reumatoide “(AR) uma doença crônica e muito agressiva, foi muito difícil pois, as dores eram terríveis e a mobilidade muito reduzida, coisas fáceis como abrir uma torneira, pentear os cabelos e etc… não era mais possíveis”.

Isso tudo foi me angustiando e acabei adquirindo outro problema de saúde a “fibromialgia ( doença invisível) “, foram dias terríveis, um luto em vida achei que não iria resistir a tanta dor, as pessoas que te rodeiam não entendem a gravidade desse problema, foi aí que tomei uma grande decisão em minha vida, já que “AR ” não tem cura eu tenho que aprender a conviver com ela e a melhor maneira é conhece-la, então conversei com minha reumatologista e procurei informações através de leituras, vídeos, depoimentos e ao longo do tempo fui me informando e repassando para familiares e amigos”.

Os medicamentos eram muito agressivos e fiquei muito inchada, sentindo várias reações e aos poucos fui aprendendo a conviver com essa doença, só que em 2015 ela me deu uma rasteira, como a “AR ” é inflamação nas juntas e a minha foi diagnosticada como ” migratória ” pois, percorria todo corpo , a inflamação tinha se instalado no meu pé direito impossibilitando-me de andar e enquanto não descobria a causa continuei andando com o pé de lado e foi onde complicou pois deslocaram vários tendões complicando ainda mais o caso”.

Foram 3 meses de cama e depois vários meses andando de bengala, o tratamento durou mais de 1 ano e tive que mudar radicalmente meus calçados , sendo necessário calçados com palmilhas ortopédicas, logo eu que sempre gostei de salto, super vaidosa mas, era isso ou perder os movimentos do pé. Como eu já vinha fazendo um trabalho interior de aceitação da doença, tive que aceitar mais essa condição. Apesar de tudo que estava acontecendo, eu tentava manter a alegria de viver e agradecia a Deus por estar viva pois, nos dois anos iniciais achava que iria morrer”.

Até uma festa de aniversário fiz reunindo todos os amigos para me despedir e prometi para mim que se escapasse, de 5 em 5 anos iria juntar todos e comemorar a vida, (risos). Deu certo, em 2015 comemorei em grande estilo meus 45 anos com uma festa de tema ” Moulin Rouge”. Em 2016, a convite de uma amiga fui assistir o desfile do Concurso ” Miss Plus Size Ceará ” fiquei encantada com o desfile, percebi um novo mundo na minha frente o qual não conhecia e veio na lembrança aquele sonho de criança e naquele dia prometi para mim mesma que em breve eu estaria desfilando naquela passarela e senti naquele momento um grande incentivo para superar minhas dificuldades e que minha história serviria de exemplo para outras mulheres”.

Enfim em 2018, conheci o movimento “Plus da Jack”, idealizadora do concurso e embaixadora do movimento Plus Size no Ceará. Participei de um workshop e logo me apaixonei por esse novo mundo, me inscrevi e participei do Concurso ” Miss Plus Size Ceará ” na categoria Sênior (35 a 45 anos) representando meu Município Caucaia, era o primeiro ano dessa categoria, e um grande desafio em minha vida. Iniciaram-se as preparações para o concurso e era tudo muito novo para mim e aos poucos fui superando todos os obstáculos como dores, cansaço físico, salto, looks, maquiagens, eventos e finalmente em outubro de 2018 desfilei com muita emoção, familiares, amigos e parceiros me apoiaram muito, principalmente meu esposo que sempre está ao meu lado”.

Eu nunca tinha visto tantas mulheres plus lindas como as candidatas desse concurso, foi uma noite maravilhosa e para minha surpresa conquistei o 3°lugar, obtendo o titulo de “2°Princesa Plus Size Ceará Sênior” e através da votação das candidatas (amigas) do concurso fui eleita “Miss Simpatia Plus Size Ceará 2018″, o que muito me orgulha . Atualmente varias mulheres me procuram dizendo que sou exemplo de superação e alegria, que se espelham em mim e estou muito feliz pois, meu objetivo está sendo alcançado e sei que tenho a missão de ajudar outras pessoas a superar e tentar conviver da melhor maneira possível com seus problemas”.

“Ahh, diariamente pessoas me perguntam se ainda sinto dores, e sempre respondo: ” SINTO DORES SIM diariamente, só que minha força e alegria de viver são mais fortes que as dores que sinto”. Então finalmente realizei aquele sonho de infância, mais não foi só ele, no carnaval de 2019 realizei mais um sonho que era desfilar na Sapucaí e foi magnifico, muita emoção para meu coração e quando pensei que tinha encerrado , veio o convite para participar agora de um novo Concurso de Beleza Plus Size ” A Mais Bela Gordinha do Brasil 2019″, e com muita alegria e orgulho fui aclamada ” A Mais Bela Gordinha do Ceará Sênior ” e darei o meu melhor, e mais uma vez terei a oportunidade de espalhar amor e alegria nesse mundo plus. E digo que hoje amo o meu corpo mais do que ontem, e menos do que amanhã e sempre falo para as pessoas, ame-se em primeiro lugar, pois só assim você poderá espalhar amor por onde for e viva intensamente como se cada dia da sua vida fosse o único. Eu me amo, e você? Está esperando o que para ser feliz”?

O concurso “A mais bela gordinha do Brasil” tem como objetivo principal a elevação da autoestima e valorização da mulher real no país, tornando essa representatividade uma grande responsabilidade quando se é escolhida. O que você sentiu no momento da sua seleção e o que você busca passar na posição de destaque na qual se encontra?

No momento de minha aclamação senti muita alegria, responsabilidade e muito amor, ao longo do ano de 2018 conheci pessoas maravilhosas envolvidas no mundo plus size, que sempre estão presentes e sempre me apoiam, costumo dizer “as filhas que o Miss me deu”, sei que a responsabilidade é grande, e vou oferecer o meu melhor, e aplicar tudo que aprendi no Ceará como “Plus da Jack” e representar minha tão querida categoria Sênior, será um prazer. Pretendo com esse título incentivar as mulheres de todas as idades a perceber que é possível sim, a qualquer momento descobrir essa mulher maravilhosa que está adormecida dentro do seu corpo e mente, e que a beleza não tem padrão”!

Em uma sociedade gordofóbica em processo de desconstrução, onde você enxerga que está a verdadeira problemática quanto à esse tipo de preconceito e qual solução real você indicaria para sanar de vez a questão?

“Eu como professora acredito que a educação é a base de tudo em nossas vidas, e que a desconstrução desses preconceitos devem acontecer durante a infância, evitando assim um adulto gordofóbico. Durante muito tempo o mundo da moda determinou um padrão para os corpos que não correspondiam com a nossa realidade, e graças aos estudos e novas mentalidades esse padrão vem sendo desconstruído aproximando-se dos padrões reais de cada pessoa”.

Uma mulher fora dos padrões, principalmente quando acima do peso, sofre uma série de preconceitos, discriminações, dentre outros ataques internos e externos que podem levar a sérios problemas de saúde como a depressão, transtornos alimentares, dentre outros. Você já sofreu algo do tipo? Que conselho você poderia deixar para a mulher, independente da idade, que está passando por essa situação vexatória e qual argumento de conscientização você poderia deixar para o agressor que comete tais atos?

“A mulher já sofre muita descriminação, e uma mulher gorda principalmente, sendo motivo de piadas e brincadeiras de mal gosto. Eu mesma sempre tirei essas brincadeiras de letra não me deixando abater com isso mas, me preocupo muito com as mulheres que sofrem com esses insultos tornando-se doentes e infelizes. E infelizmente esses insultos muitas vezes partem das próprias mulheres, o que é mais triste ainda. Lembre-se você só insulta aquele que te incomoda positivamente”.

Engana-se quem pensa que para ser a mais bela gordinha do Ceará sênior, pode-se ter hábitos desregulados, ou não precisa seguir uma série de cuidados com a saúde e práticas de beleza, certo? Deixa pra gente suas melhores dicas para manter o corpão com saúde e a beleza cada vez mais exuberante!

A saúde deve vir em primeiro lugar, devemos manter a vigilância com nosso corpo, uma boa alimentação, muito líquido e uma atividade física de acordo com suas condições, eu particularmente gosto muito das terapia alternativas como massoterapia, acupuntura e outros. Não descuide de sua beleza, ela é essencial. Devemos cuidar dos cabelos, unhas , pele e muitas vezes podemos fazer isso em casa sem muitos gastos. A escolha de um look que favorece nosso corpo é muito importante pois, devemos ressaltar nossa beleza”.

JOGO R Á P I D O ! Sobre A mais bela gordinha do Ceará sênior”, responda com uma palavra:

  • 1- Minha maior vantagem quanto às outras candidatas: CARISMA.
  • 2- Meu maior desafio nesse concurso: SER LUZ.
  • 3- O concurso “a mais bela gordinha do Brasil” significa: OPORTUNIDADE.
  • 4- Minha maior luta é: SUPERAÇÃO.
  • 5- Eu mereço ganhar porque: QUERO SER EXEMPLO PARA OUTRAS MULHERES.
@walpascoa

Agora que você conheceu A mais bela gordinha do Ceará sênior, pode refletir melhor sobre sua história, bem como sua visão acerca de questões fundamentais quando eleita modelo de representatividade para uma sociedade em desconstrução. Pronta para decidir para quem vai a sua torcida no concurso A mais bela gordinha do Brasil? Clique AQUI para saber mais sobre o grande dia e acompanhe as demais entrevistas com as candidatas clicando AQUI. Gostou? Acesse diariamente a Revista Oka e conheça histórias surpreendentes de mulheres empoderadas que fazem a diferença!

Comentários

3 I like it
1 I don't like it