A mais bela gordinha do Ceará tradicional - Sanucia Pereira

Hey, Habib! Conheça “A mais bela gordinha do Ceará tradicional”. Sanucia Pereira é a representante cearense no concurso “A mais bela gordinha do Brasil”.

A mais bela gordinha do ceará tradicional - sanucia pereira

Hey, Habib! Conheça “A mais bela gordinha do Ceará tradicional”. Sanucia Pereira foi aclamada para ser a representante cearense no concurso “A mais bela gordinha do Brasil” na categoria tradicional. O evento criado pela modelo plus size e produtora de eventos Cláudia Ferreira, acontecerá no dia 16 de julho na cidade das Artes, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. Conheça a história por trás da representante, bem como sua visão acerca de questões fundamentais quando eleita modelo de representatividade para uma sociedade em desconstrução.

É uma grande alegria ter sua participação em um concurso de nível nacional que valoriza a beleza das gordinhas do Brasil. Conta pra gente um pouco de você, da sua história, o que você faz e sobre a atual relação com a sua beleza e seu corpo.

“É indescritível. No começo a parte glamourosa, passarela, maquiagem, fotos, vídeos, me fascinavam. Mas com o tempo, e com o contato que eu tive com essas jovens e muitas outras mulheres inclusive as que não são gordinhas, me fizeram perceber meu papel social enquanto representante de uma classe. Eu tenho responsabilidade com essas meninas e eu prezo por isso”.

“Já ouvi e conversei com muitas que estão deprimidas, com autoestima arrasada por causa de preconceito, discursos de ódio, ofensas, e que carregam isso desde a infância por não estarem dentro de um padrão que inventaram pra excluir essas mulheres da sociedade. Me sinto honrada  em representar meu estado como referência de beleza plus size e os cuidados sempre estão presentes no meu dia a dia . Começando pela  alimentação, procedimentos de estética , limpeza de pele e outros”.

O concurso “A mais bela gordinha do Brasil” tem como objetivo principal a elevação da autoestima e valorização da mulher real no país, tornando essa representatividade uma grande responsabilidade quando se é escolhida. O que você sentiu no momento da sua seleção e o que você busca passar na posição de destaque na qual se encontra?

“É uma emoção ser aclamada como a mais bela Gordinha do Ceará  resultado de um trabalho feito com muito amor e dedicação. Eu costumo dizer que vim na contramão. Eu sempre me aceitei, e o universo Plus Size me encanta! Mas eu sei que pra quem não viveu ou vive esse momento como eu, a aceitação é um caminho difícil e de muitos conflitos. O que eu posso dizer a elas é que acreditem menos no que vêem no Instagram, a ditadura da beleza obriga essas meninas a usarem facetune, photoshop pra deixar o bumbum maior, o dente mais branco, a cintura mais fina, os seios maiores. Isso não existe”!

“Nós somos pessoas normais, reais, e todos (sem exceção) tem algo que não gostam ou que queria mudar no seu corpo. Mas, bem mais importante que o exterior é o seu interior. O amor tem que começar de você pra você mesma, antes de esperar isso do outro. Pois se você se amar meu bem, não existe nada de ruim lá fora que vá conseguir entrar no seu coração. E se entrar, bloqueia, elimina mesmo as palavras ruins, ofensas e qualquer coisa que não te acrescente. Nós Somos lindas gordinhas, magrinhas, altas, baixas. Enfim, a beleza é relativa e não é uma forma onde todo mundo é igual. Cada um tem sua individualidade”.

Em uma sociedade gordofóbica em processo de desconstrução, onde você enxerga que está a verdadeira problemática quanto à esse tipo de preconceito e qual solução real você indicaria para sanar de vez a questão?

“Não tem nada mais cruel que alguém ser taxado pelo número que veste, pela sua altura, ou pelo número da balança. A nossa capacidade e qualidade não tem nenhuma relação com nosso peso. E por incrível que pareça, nós somos excluídas sim por sermos gordas. Somos xingadas, não por nos incomodarmos com nosso peso, mas incomoda as pessoas a nossa volta”.

Se não nos traz problemas de saúde, se não queremos ser as fitness, saradas, com tanquinho, vestir 38, cintura fina, sem estrias e celulites, qual o problema? Até que ponto as características do outro estão te incomodando a ponto de você ofender, depreciar e diminuir? Isso é, sem dúvida alguma, cruel, pequeno e muito mesquinho. Estamos cada dia mais precisando praticar a empatia”!

Uma mulher fora dos padrões, principalmente quando acima do peso, sofre uma série de preconceitos, discriminações, dentre outros ataques internos e externos que podem levar a sérios problemas de saúde como a depressão, transtornos alimentares, dentre outros. Você já sofreu algo do tipo? Que conselho você poderia deixar para a mulher, independente da idade, que está passando por essa situação vexatória e qual argumento de conscientização você poderia deixar para o agressor que comete tais atos?

A união entre mulheres é fundamental para ajudar a romper as barreiras que ainda são impostas ao gênero feminino. Dessa forma, o conceito de sororidade tem como objetivo situar mulheres como agentes de transformação na vida de outras. A sororidade está presente em gestos simples, como incentivar uma jovem a correr atrás de seus objetivos. E também em atitudes mais complexas, como estender a mão para uma mulher vítima de violência doméstica“.

“Gestos assim proporcionam as mulheres enxergarem umas as outras não como inimigas, mas como aliadas. Por isso, o companheirismo, a empatia, o apoio e o cuidado são as bases fundamentais desse conceito. Pensando nisso criei um projeto chamado mulheres de luz. No projeto mulheres de Luz eu quero trazer de volta a autoestima dessas mulheres atingidas por discursos de ódio e ofensas. Por mulheres que passaram por algum trauma psicológico, violência doméstica, etc. Penso em voluntários da área da psicologia, por exemplo, auxiliando a tratar essas vidas. E quero ajudá-las com amor, carinho e todo respeito que merecem”.

Engana-se quem pensa que para ser a mais bela gordinha do Ceará Tradicional, pode-se ter hábitos desregulados, ou não precisa seguir uma série de cuidados com a saúde e práticas de beleza, certo? Deixa pra gente suas melhores dicas para manter o corpão com saúde e a beleza cada vez mais exuberante!

“É necessário  ter toda uma preparação. Qualquer mulher pode participar do concurso mas ganha quem estiver mais preparada para melhor representar todas. É necessário ter um boa desenvoltura, fazer aulas de passarela ter um cuidado maior com a pele, com o cabelo, afinal não deixa de ser um concurso de beleza e não é porque somos gordinhas que não nos cuidamos. Precisamos ser gordas lindas e saudáveis”.

JOGO R Á P I D O ! Sobre A mais bela gordinha do Ceará tradicional”, responda com uma palavra:

  • 1- Minha maior vantagem quanto às outras candidatas: PREPARAÇÃO.
  • 2- Meu maior desafio nesse concurso: GANHAR.
  • 3- O concurso “a mais bela gordinha do Brasil” significa: SONHO.
  • 4- Minha maior luta é: PADRÕES.
  • 5- Eu mereço ganhar porque: REPRESENTO.
A mais bela gordinha do Ceará tradicional - Sanucia Pereira
@sanuciapereira

Agora que você conheceu A mais bela gordinha do Ceará tradicional, pode refletir melhor sobre sua história, bem como sua visão acerca de questões fundamentais quando eleita modelo de representatividade para uma sociedade em desconstrução. Pronta para decidir para quem vai a sua torcida no concurso A mais bela gordinha do Brasil? Clique AQUI para saber mais sobre o grande dia e acompanhe as demais entrevistas com as candidatas clicando AQUI. Gostou? Acesse diariamente a Revista Oka e conheça histórias surpreendentes de mulheres empoderadas que fazem a diferença!

Comentários

0 I like it
0 I don't like it