Artesanato em Floriano: um negócio feito a mãos
Artesanato em Floriano: um negócio feito a mãos

Artesanato em Floriano: um negócio feito a mãos

Hey, Habib! A Revista Oka dá continuidade a uma série de entrevistas com mulheres reais e super inspiradoras. Na pauta de hoje nossas convidadas, Maisa e Nádia, compartilham conosco sua história de empreendedorismo com artesanato em Floriano – PI. Nos presenteando com um lado mais realista da jornada, elas falam um pouco da trajetória que resultou na criação da marca Amor em Feltro. Confira!

Deixa eu te contar quem SÃO ELAS

Somos Maisa, 24 anos, Bióloga e acadêmica de Administração, e Nádia, 22 anos, Farmacêutica, Piauienses, artesãs e empreendedoras. Trabalhamos com artesanato em feltro, com enfoque em maternidade e decoração. Morávamos, em Bertolínia, mas atualmente moramos em Floriano – PI.

Ao mesmo tempo que somos bem parecidas, somos bem diferentes e, por fim, nos completamos. Com personalidades um tanto difíceis, Maisa com seu perfeccionismo, criatividade, capricho nos mínimos detalhes, com os pés no chão (até demais, risos) e muito responsável.

Nádia, uma sonhadora nata, uma mente muito empreendedora (em tudo ela ver um empreendimento, rs), com um olhar clínico para marketing e uma verdadeiro “pau pra toda obra”. Sempre tivemos muitos sonhos, já realizamos muitos deles, mas há alguns ainda no papel e nos nossos corações… e se for da vontade de Deus, em breve também se concretizarão!

Desde pequenas sempre buscamos ser independentes. Nunca tivemos medo de trabalhar, sempre com muita dedicação e esforço. Já demos aula particular, ajudávamos a nossa mãe no seu trabalho, atacamos de cabeleireiras e manicures para familiares e amigos, já cantei em bares, e até em uma banda (Nádia) e além de fazer o nosso trabalho na faculdade, fazia de alguns colegas também, tudo com intuito de ajudar a nossa família financeiramente.

Como tudo começou… | Artesanato em Floriano

Tudo começou há quase 4 anos, eu, Maisa, vendo a minha formatura chegando, juntamente com o medo de não conseguir um emprego, em uma noite de insônia a procura de algo na internet, descobri o feltro através de vídeos no youtube. Na manhã seguinte fomos em uma loja, compramos 2 cores de feltro, que eram as únicas cores que tinham lá e um pouco de enchimento e fizemos a nossa primeira peça.

Com ajuda da nossa mãe, que foi fundamental para iniciarmos, ela é também artesã (crochê e bordado), e nos ensinou a dar os primeiros pontinhos, é a nossa inspiração diária e sempre que pode está presente no ateliê nos ajudando, fizemos então uma almofada de Donuts, e mesmo não tendo tanta habilidade na costura e no acabamento das peças, começaram a surgir as encomendas.

Assim, criamos o nosso Instagram e fomos nos aperfeiçoando cada vez mais, deixando as nossas peças únicas e do nosso jeitinho. Desde então, nunca nos faltou encomendas. Já conquistamos clientes de vários lugares, nossa família sempre nos apoia e nos corres diários estão presentes, e os nossos amigos e clientes nos motivam diariamente a sermos melhores.

As dificuldades estão aí, cai quem quer!

As dificuldades no nosso empreendimento como artesanato são inúmeras. A resistências das pessoas em reconhecer como um trabalho, não apenas um hobby. O acesso as matérias-primas, pois na nossa cidade não tem nem de longe tudo que precisamos. O frete que é um grande empecilho tanto para comprarmos como para vendermos nossas peças para outros estados e a precificação, devido à falta de valorização de grande parte das pessoas.

Mesmo em meio a tantos obstáculos sempre buscamos ultrapassá-los. Através das nossas redes sociais buscamos diariamente reafirmar o nosso artesanato como trabalho como qualquer outro, demonstrando a importância das nossas peças na vida dos nossos clientes. Assim, nos valorizamos ainda mais, porque esta valorização tem que partir de nós mesmas, não é mesmo?

Fidelizamos os nossos clientes com um trabalho de ótima qualidade, do atendimento a entrega, e hoje eles são os nossos principais e melhores divulgadores. Utilizamos as nossas experiências e aprendizados para ajudar outras artesãs, principalmente as que estão iniciando. Em relação as nossas compras, sempre estamos atentas a promoções, frete grátis ou mesmo compras coletivas com outras artesãs para adquirir as nossas matérias-primas.

Inclusive, para enviarmos as nossas peças utilizamos a plataforma do Melhor envio, que nos concede descontos em várias transportadoras, fazendo com que o nosso trabalho posso ir para o Brasil todo. Apesar do frete muitas vezes ser elevado, o capricho do nosso trabalho faz com que, apesar disto, conseguimos conquistar clientes de outros estados. Hoje, o Amor em Feltro transforma sonhos em realidade. As nossas peças são totalmente personalizadas, feitas à mão, especialmente para VOCÊ, com muito carinho.

Momento “Me divulga, habib” | Artesanato em Floriano

Artesanato em Floriano: um negócio feito a mãos
Imagem: Acervo Pessoal Maisa e Nádia – Amor em Feltro

O Instagram é a nossa vitrine, caprichamos em todas as etapas da produção e tudo isto pode ser conferido lá. Recentemente alcançamos a meta de 10 mil seguidores, e como sempre frisamos, não são apenas seguidores, são a família Amor em Feltro, formada por clientes, amigos, colegas de profissão e pessoas que admiram o nosso trabalho. A todos que buscam por artesanato em Floriano.

São quase 4 anos criando a nossa marca e deixando o nosso legado diariamente, através de todo empenho que colocamos em cada trabalho e em conteúdos voltados diretamente para os nossos clientes, em especial as mamães e as nossas colegas artesãs. Nós trabalhamos com peças de maternidade e decoração, sendo elas:

  • Porta maternidades (Bastidores, flamulas, guirlandas, quadros);
  • Personalização de kit higiene;
  • Mobiles (musicais e no bastidor);
  • Peças decorativas (bonecos afetivos, personagens, varais).

Trabalhamos apenas sob encomenda, e enviamos para todo o Brasil! Para realizar o seu pedido entre em contato conosco, através do nosso Whatsapp: 89 994661091 ou pelo nosso Instagram: @amoremfeltromn.

Uma mensagem de encorajamento a todas as leitoras da Revista Oka

Queríamos dizer a vocês, que não é preciso ter muito para iniciar, que muitas vezes as dificuldades serão tantas que você vai achar que não vai conseguir, vai ter medo, vai ter noites mal dormidas, vai ter choro, mas também vai haver alegrias, vitórias, reconhecimento, orgulho. Então, dê tudo de si para o seu sonho tornar-se realidade.

Invista em você mesma, ame o que você faz, e mais que uma boa profissional, seja um bom ser humano, desempenhe o seu trabalho com carinho, isso cativa as pessoas, e não esqueça de ver profissionais do mesmo ramo não como concorrentes, pelo contrário, veja-as como parceiras, pois cada um tem o seu espaço. Desejamos muito sucesso para todos vocês, que assim como nós estão em busca da realização dos seus sonhos, como mulheres fortes e independentes!

Hey, Habib! Agora que você conheceu a história inspiradora da Maisa e da Nádia com artesanato em Floriano, que tal CLICAR AQUI e conferir mais uma trajetória de empreendedorismo feminino no Piauí?

Leia Mais
12° Encontro de Mulheres Pague Menos
12° Encontro de Mulheres Pague Menos