Automaquiagem para deficientes visuais com o projeto beleza para todos

Hey, Habib! A pauta de hoje é sobre automaquiagem para deficientes visuais com o projeto beleza para todos por Themis Briand.

Automaquiagem para deficientes visuais com o projeto beleza para todos

Hey, Habib! A pauta de hoje é automaquiagem para deficientes visuais com o projeto beleza para todos. Themis Briand, idealizadora do propósito, possibilita inclusão para pessoas com diversos níveis de deficiência visual. A automaquiagem está relacionada à beleza e autoestima mas, ainda pouco dispomos de materiais que possibilitem que pessoas com quaisquer tipos de necessidades especiais usufruam desse prazer através da maquiagem.

Themis Briand é Cearense, 34 anos, casada, formada em Direito pela UFC, Oficiala da Justiça Federal e YouTuber. Hoje, Themis tem em seu currículo palestras, entrevistas e grandes participações que difundem um trabalho exemplar que surgiu da necessidade de ajudar uma amiga a se automaquiar e hoje, faz a diferença na vida de mulheres de todo o Brasil. Conheça a história dessa mulher inspiradora e do projeto #belezaparatodos.

Como tudo começou…

Imagem de Thais e Themis sorrindo – Via @themisbriand

Apesar de ter em seu convívio, profissionais atuantes na área da visão, Themis não tinha quaisquer relação pessoal com a automaquiagem para deficientes visuais. Até que surgiu um pedido especial da sua amiga de infância, Thaís Frota, que tem amaurose congênita de Leber, uma doença que leva à perda progressiva da visão.

A minha relação com a deficiência visual foi através da minha amiga Thaís, que nos conhecemos na infância. Meu marido, Roberto Briand, é oftalmologista, minha mãe, Lucitânia Feijão, é referência em prótese ocular, então vejo que nada é por acaso! O Beleza para Todos então surgiu quando a Thaís teve a necessidade do aprendizado da automaquiagem. Ela foi buscar material na internet, cursos, só que não eram satisfatórios, com isso recorreu a mim, para que a ensinasse”.

Processo de elaboração de técnicas eficazes de automaquiagem para deficientes visuais

Automaquiagem para deficientes visuais
Imagem de Themis auxiliando suas alunas no curso beleza para todos – Via @themisbriand

Themis não fazia ideia de como ajudar sua amiga mas, em momento algum pensou em desistir ou sequer viu a possibilidade de não conseguir ajudá-la. A empatia e o amor a fizeram colocar-se no lugar de uma pessoa que não enxerga através dos olhos. Para desenvolver técnicas de automaquiagem para deficientes visuais, recorreu à sensibilidade para que colocando-se no lugar de sua amiga, conseguisse usar a maquiagem de forma assertiva. E sim, ela conseguiu.

Antes de ensiná-la, eu precisaria aprender a me automaquiar sem a ajuda de nenhum recurso. sem luz, sem espelho e de olhos fechados, pois era preciso desenvolver uma sensibilidade que eu, por não precisar, nunca tinha tentado. Então, com a empatia, me coloquei no lugar da minha amiga, para sentir suas necessidades e dificuldades e, com o uso das mãos, fiz dos meus dedos os pincéis e apliquei os movimentos. Fiz uso da contagem para obter a simetria de cor em ambos os lados do rosto e, assim, consegui desenvolver técnicas especiais para viabilizar a execução dessa maquiagem”!

Por exemplo, na aplicação do batom, sinto a diferença de textura dos lábios e da pele do rosto para conhecer o contorno da boca, daí com o dedo indicador nesse limite, faço uma barreira e com o batom vou aplicando, com isso o dedo pode sujar, mas garanto que não ultrapassa e o batom fica perfeito”!

Independência no autocuidado com conteúdo acessível

Imagem print do canal no youtube com a lista de reprodução do projeto beleza para todos

Themis compartilhou conosco sua opinião sobre a importância de tornar a automaquiagem para deficientes visuais uma prática acessível a todos. O feedback que ela tem recebido, vem carregado de confiança e felicidade. Com a certeza de que não só as técnicas desenvolvidas deveriam ser acessíveis, bem como a disponibilidade do conteúdo, para que possa continuar sendo consumido e impactando a vida de mulheres em todo o Brasil.

Acho ESSENCIAL, pois proporcionar inclusão e autonomia em uma atividade que é um autocuidado, para mim, é muito gratificante! Você as torna independentes! Além de tudo, qual a mulher que não se sente poderosa com um batom vermelho!?! E elas têm a segurança que vão estar lindas sem precisar da opinião de ninguém! Acredito que esse foi o principal feedback, a segurança que elas sentem nas técnicas, e a felicidade de poderem se maquiar onde e quando quiserem”!

Eu disponibilizei os vídeos gratuitamente no meu canal do YouTube, que leva meu nome Themis Briand, reunidos na playlist Beleza Para Todos, que foi o primeiro tutorial de maquiagem para deficientes visuais na plataforma desde 2016. A ideia de colocar lá foi poder de fato facilitar o acesso e poder ajudar e alcançar o maior número de pessoas que precisam desse conteúdo. Atualmente também dou curso no instituto dos cegos em Fortaleza e é gratuito”!

O “BoOm” de uma corrente do bem que impulsionou o projeto

Imagem print do perfil de Themis Briand no instagram onde mostra os destaques de alguns influentes que ajudaram na divulgação do seu trabalho

Soubemos que Themis Briand precisava atingir a marca de 10 mil inscritos no youtube para concorrer ao NextUp e que teve um grande apoio de pessoas influentes na internet que, através de uma corrente do bem em divulgações, deram ao seu projeto um merecido “boom” de forma a torná-la ainda mais conhecida por seu trabalho. Sim, ela alcançou o objetivo.

Eu vi que o YouTube tinha aberto as inscrições para o NextUp que iria selecionar canais com conteúdo inspirador, porém o requisito mínimo era ter de 10.000 a 100.000 inscritos. Senti que seria uma grande oportunidade para o projeto, pois ter o apoio direto da plataforma com certeza poderia desenvolver ainda mais e chegar em quem precisa do conteúdo”.

Só que no momento que soube do concurso estava com apenas 4.100 inscritos, e precisava chegar nos 10.000. Nunca acreditei no impossível, tanto que desenvolvi algo que para muitos seria “impossível”, então comecei a Campanha do Bem e da inclusão, e graças à Deus e aos amigos, que tem amigos e amigos, conseguimos chegar, de um em um, nos 10.000 meia hora antes de encerrar o prazo”!

Conscientização industrial, mudanças e sonhos…

Automaquiagem para deficientes visuais
Imagem de várias alunas praticando a automaquiagem sob o auxílio de Themis – Via @themisbriand

Apesar de ser uma evolução a pequenos passos, entendemos que a indústria ainda está longe de entregar de fato uma verdadeira inclusão. A acessibilidade aos produtos e serviços não devem se resumir à raras exceções com leitura em braille e descrições com #pracegover. As pessoas com quaisquer tipos de limitações devem ter acesso ao mesmo universo cheio de variedades que uma pessoa que não possui quaisquer dificuldades.

A indústria como um todo ainda precisa de fato entender que incluir é uma necessidade, e precisam desenvolver estratégias para uma mudança cultural em seus processos. Eu tenho muita fé que vamos conseguir revolucionar a indústria, apesar de ainda não ter nada de concreto com nenhuma marca, quem sabe agora eles “enxerguem” esse caminho. Eu estou a disposição para contribuir com a minha experiência”!

Na minha vida mudou tudo! O carinho que recebo e a transformação que causa nas vidas dessas mulheres lindas só me trazem gratidão à Deus por ter a oportunidade de ajudar com algo que eu tanto amo, que é a beleza! O maior sonho é poder levar também o curso presencial em instituições de assistência aos deficientes visuais, pois, apesar de estar na internet, muitas vezes eles não têm acesso. Além disso, de fato mudar a indústria em geral, com embalagens inclusivas, em que eles possam ter autonomia também na hora de escolher seus produtos”.

Uma mensagem para o nosso público, tanto para as pessoas que necessitam dessa inclusão quanto para as que, de alguma forma, podem ajudar a promover essa ação a fim de tornar a acessibilidade mais assertiva e global.
Automaquiagem para deficientes visuais
Imagem de Themis de perfil sorrindo ao ver uma aluna praticando a automaqiagem para deficientes visuais passando máscara de cílios – Via @themisbriand

Acreditem no seu potencial e não se deixem levar pela opinião de quem acha que é impossível fazer determinada coisa! Muitos achavam que deficientes visuais não poderiam se maquiar, e mostramos que é possível. Tantos me disseram que eu não conseguiria chegar em 10 mil inscritos, e mostrei que foi possível. Muitos estão aí para desencorajar as pessoas, colocar limitações, mas cada um de nós podemos mostrar capacidade para fazer o impossível, basta saber exatamente o que queremos!

O Beleza para todos nasceu da empatia, entre uma amiga que não possuía deficiência para ajudar outra a se sentir mais bonita e independente, então todos nós podemos, através da verdadeira empatia conseguir desenvolver estratégias para ajudar de alguma forma na inclusão!

Eu faço um convite a cada um para fazer o exercício de fechar os olhos, tocar seu rosto, e buscar aplicar as técnicas que criei e também a aprimorá-las e até desenvolver outras! É o #DesafioBelezaparaTodos! Lembra de me seguir, marcar no Instagram @themisbriand e se inscrever no canal do YouTube.com/ThemisBriand que vou amar poder acompanhar!

Leia também sobre Superação e vida dEFICIENTE com Luana Martini clicando AQUI.

Comentários

1 I like it
0 I don't like it