Descubra seu cronograma capilar ideal com o teste de porosidade

Hey, Habib! O papo de hoje pode ser sua salvação capilar ou simplesmente um bônus de conhecimento. De qualquer forma decidi trazer esse tema, bastante debatido e complexo, que é o Cronograma Capilar porém numa abordagem mais simples e completa.

Imagine que Cronograma Capilar seja um calendário organizado para ser cumprido de acordo com as necessidades do seu cabelo. São tratamentos, caseiros ou não, que você fará para equilibrar as necessidades de hidratação, nutrição e reconstrução dos seus fios.

Etapas do Cronograma Capilar

Um bom Cronograma Capilar é feito de etapas básicas que são: Hidratação, Nutrição e Reconstrução. Cada uma é repetida de acordo com as necessidades de cada cabelo, ou seja, o cronograma capilar deve ser feito de forma personalizada e com o mínimo de conhecimento e entendimento sobre seu próprio fio.

Vamos exemplificar da melhor forma possível. Se o aspecto do seu cabelo é sem brilho, poroso e com frizz, você terá mais etapas de nutrição no seu cronograma. Caso seu cabelo tenha um aspecto mais seco e sem movimento, invista em etapas de hidratação. Agora se seu cabelo parece elástico ou quebradiço deve dar atenção à etapa de reconstrução.

O cronograma capilar é indicado para todos os tipos de cabelo, independente da sua textura ou curvatura. Ao intercalar os tratamentos, dentro de um período sugerido de quatro semanas, é possível suprir as necessidades dos fios e restaurar completamente a saúde capilar.

Hidratação

Um dos tratamentos capilares mais conhecidos de todos os tempos é a hidratação. Esse procedimento é responsável por repor água e nutrientes essenciais que são perdidos diariamente. Dessa forma, manter uma rotina de hidratação livrará os fios do ressecamento, garantindo cabelos mais maleáveis e saudáveis. Para a etapa de hidratação no cronograma capilar, é necessário que o seu tratamento contenha alguns dos princípios ativos abaixo:

  • D-Pantenol: Proporciona hidratação de longa duração, maciez e brilho;
  • Babosa: Hidrata, regenera e auxilia no combate à queda dos fios. Antioxidante natural;
  • Aminoácidos funcionais: Regeneram a fibra capilar e proporcionam emoliência, maciez e força.

Nutrição

A nutrição capilar é a etapa do cronograma capilar responsável por repor a camada lipídica dos cabelos que são basicamente as gorduras produzidas pelas glândulas sebáceas do couro cabeludo.Sua função é proporcionar uma camada protetora aos fios, deixando-os macios, flexíveis, brilhantes e com as cutículas alinhadas. Essa etapa é especialmente importante para cabelos cacheados e crespos, já que a curvatura do fio dificulta que a oleosidade do couro cabeludo chegue às pontas. Principais ativos:

  • Óleo de Rícino: Possui ação fortalecedora e ainda auxilia no combate à queda por quebra;
  • Óleo de Coco: Rico em Vitamina E e Ácidos Graxos;
  • Óleo de Argan: Controla o frizz e deixa os fios saudáveis;
  • Óleo de Manga: Rico em Vitaminas A, C B1, B2 e B5;
  • Óleo de Girassol: Hidrata e aumenta o brilho dos cabelos;
  • Óleo de Abacate: Rico em Vitaminas A, D e E. Promove regeneração e nutrição da fibra capilar;
  • Azeite de Oliva: Rico em Vitaminas A, D, K e E.

Umectação: Provavelmente você já ouviu esse palavrinha pela internet afora. É uma etapa bônus da nutrição. Consiste num banho capilar de óleo vegetal extra virgem. Esse tratamento é capaz de dar brilho, maciez e mandar embora o frizz. Indicado especialmente para cabelos cacheados, crespos e em transição.

Reconstrução

Nessa etapa do cronograma capilar vamos trabalhar com a reposição de massa e restauração da fibra. Em cabelos elásticos, quebradiços ou finos, geralmente devido a procedimentos químicos, repomos ativos para reconstruir e fortalecer o fio, principalmente a queratina. Por ser uma etapa potente, não se deve abusar na frequência dessa etapa. Principais ativos:

  • Queratina:  é uma proteína produzida pelo corpo humano, que representa cerca de 90% da constituição do fio. Ela é responsável por garantir força, elasticidade e resistência à fibra capilar, pois é riquíssima em aminoácidos e poderosa reconstrutora da fibra danificada.
  • Colágeno: Retém a água e uniformiza as cutículas, além de hidratar, manter a forma dos cachos e prevenir a quebra;
  • Creatina: Repara os danos e compõem a cadeia de queratina dos fios;
  • Arginina: Reconstrói os fios de fora para dentro;
  • Cisteína: Age na reconstrução e fortalecimento dos fios, alinhando uniformemente as cutículas.

Teste de Porosidade Capilar

Para montar o seu cronograma capilar é necessário entender a necessidade do seu cabelo. Dessa forma, será possível oferecer os nutrientes essenciais para a saúde dos fios. Você pode descobrir se seu cabelo precisa de hidratação, nutrição ou reconstrução por meio de um teste de porosidade. Para isso, coloque um pouco de água em um recipiente transparente e, em seguida, coloque um fio do seu cabelo na água. Veja se boia, afunda ou nem boia nem afunda. Qual foi o resultado?

Descubra seu cronograma capilar ideal com o teste de porosidade
Se seu teste de porosidade deu HIDRATAÇÃO, esse é seu cronograma capilar.
Descubra seu cronograma capilar ideal com o teste de porosidade

Se seu teste de porosidade deu NUTRIÇÃO, esse é seu cronograma capilar.
Descubra seu cronograma capilar ideal com o teste de porosidade

Se seu teste de porosidade deu RECONSTRUÇÃO, esse é seu cronograma capilar.

Eita, Habib! Quanta informação né? Agora que você aprendeu do que se trata o cronograma capilar, bem como cada uma de suas etapas e, finalmente, com o teste de porosidade vai poder identificar seu cronograma capilar ideal, espero que consiga por em prática o mais breve possível pra gente deixar esse cabelo bem saudável! Curtiu? Se tiver qualquer dúvida me chama que venho correndo. Agora, que o cabelão dos sonhos está na mira, que tal ler outro artigo especial de beleza?

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *