Empreendedorismo no mercado de alimentação saudável

Hey, Habib! Florianense ganha destaque por empreendedorismo no mercado de alimentação saudável. Confira a história de Cárita Cibele.

Empreendedorismo no mercado de alimentação saudável

Hey, Habib! Florianense ganha destaque por empreendedorismo no mercado de alimentação saudável. Empreender vem sendo uma boa alternativa, principalmente para os jovens que veem como oportunidade de revolucionar o tradicional. A busca por um estilo de vida mais saudável, pelo menos na alimentação, fez com que uma série de pessoas identificasse nessa tendência um negócio para empreender.

E não é à toa que, segundo o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a categoria movimenta anualmente cerca de US$ 35 milhões e faz do Brasil o quarto maior mercado do mundo. Conheça a história da jovem empreendedora, Cárita Cibele, e do seu restaurante Mais Saudável que vem fazendo a diferença na vida de muitas pessoas.

Sobre a empreendedora

Empreendedorismo no mercado de alimentação saudável

Meu nome é Cárita Cibele Lima de Sousa, tenho 28 anos. Sou natural de Floriano, formada em Administração de Empresas pela UFPI e vivo meu sonho. Desde criança eu sempre quis ser empresária, mesmo quando nem sabia o que era isso. Porém, quando me tornei adulta, vi que viver o sonho era bem mais difícil.

Tive outros empregos o que foram experiências muito ricas, aprendi muito, conheci pessoas que me inspiraram e pessoas que me mostraram como não ser. Tenho muita fé em Deus, e sempre tive a certeza que se eu continuasse fazendo meu caminho certo, honesto, lutando e trabalhando, mesmo que as vezes sem esperança, em algum momento as coisas dariam certo.

O começo de um sonho – Empreendedorismo no mercado de alimentação saudável

Nós já estamos com 1 ano e 9 meses que abrimos o restaurante Mais Saudável. Porém, o Mais Saudável nasceu em outubro de 2016 e nessa época eu já estava decidida a abrir meu negócio e já estava em busca de uma ideia. Estava observando e estudando mercados novos; eu queria algo que não tivesse na cidade, ou uma nova forma de fazer algo existente. Embora eu soubesse desde sempre que seria empresária, eu não sabia qual seria minha empresa.

Fui no Sebrae pedir informações sobre alimentação saudável pois eu não sabia cozinhar e me indicaram um seminário que iria acontecer logo em seguida. O seminário era sobre empreendedorismo e nele tivemos que abrir uma empresa fictícia, mas que teria produtos e vendas reais. Como eu já tinha lido algumas coisas sobre alimentação saudável criei O Mais Saudável, mas eu estava mais interessada nos processos. Todos os dias tínhamos metas e desafios em nossa empresa. Foi fantástico! Eu amei a rotina de criar e geri; era realmente o que eu queria.

Da teoria à prática nasce o restaurante Mais Saudável

Em uma das provas tínhamos que vender os produtos da empresa. Eu fui numa academia e levei minhas coxinhas, crepiocas e sucos (de abacaxi e de melancia), era nosso cardápio. A venda foi um sucesso e a dona da academia pediu pra retornar a tarde e eu já tive que contratar minha primeira funcionária porque a tarde eu estaria no seminário. Inclusive essa minha primeira funcionária está comigo até hoje. Foi uma semana disso e eu experimentei o prazer de fazer algo que você ama e a vontade de não parar nunca mais. Quando o seminário acabou as meninas da academia continuaram pedindo pelos lanches e eu comecei a fabricar e distribuir na minha casa.

Pronto! Não tinha como voltar atrás e eu nem queria mesmo. Eu fui fazendo uma grana com a venda dos lanches e meus pais me ajudaram muito na questão financeira de abrir a empresa. Eu tenho muito orgulho de dizer isso. De dizer que eles acreditaram em mim, reconheceram a paixão que eu estava vivendo e apostaram na minha força de vontade. Começamos a obra em fevereiro e ia ficar pronta em 3 meses mas demorou 7 meses. Imagina a ansiedade! Todos os dias eu ia visitar a obra. Foi como gerar um filho; não tenho ainda mas é muito amor. Dia 6 de novembro foi a inauguração do nosso espaço físico e foi lindo.

Diferencial e inovação geram oportunidade em um mercado local escasso

Empreendedorismo no mercado de alimentação saudável

Nós fornecemos alimentação saudável. Temos cardápio de almoço diferente todos os dias, temos cardápio de lanches e nossa missão é facilitar a alimentação saudável. Existe muito preconceito sobre a alimentação saudável e nossa intenção é realmente desmistificar isso. Temos opções dos lanches “normais” só que com uma preparação saudável e consciente: coxinhas, empadas, hambúrgueres, bolos, doces.

Nosso cardápio foi todo preparado por nutricionista e também produzimos alimentação de cardápios personalizados. Desde pessoas que têm metas de perda ou ganho de massa, até pessoas com alguma restrição alimentar. Hoje temos duas colaboradoras que trabalham na preparação dos alimentos e um entregador. A geração de emprego e renda é um grande ponto positivo no empreendedorismo no mercado de alimentação saudável.

Matéria sobre empreendedorismo jovem no Piauí. Clique AQUI.

O empreendedorismo tem as suas dificuldades…

As dificuldades são muitas. As vezes eu me vejo falando com tanta paixão sobre empreender que até parece que é fácil, mas não é, por mais que haja muito amor. Todo dia é um desafio. É acordar e se sentir pronta pra o que vier, mesmo a gente não sabendo o que será. Inicialmente minha pior dificuldade foi a falta de experiência mesmo.

Por mais que eu tenha feito administração e até o momento tivesse feito o seminário com a simulação de empresa, não se compara a uma rotina de negócios, onde tudo acontece ao mesmo tempo. No início todos os desafios eram inéditos. Agora já tem uma parte que eu consigo me adiantar, mas sempre tem coisas novas. Eu trouxe pra cidade um mercado que não existia, então há a falta de conhecimento da população, o que é positivo em uma parte, mas há também o preconceito com uma alimentação que deveria estar introduzida dentro das casas das pessoas.

Desafios quando superados trazem prosperidade

Temos muitos exemplos de clientes que foram a primeira vez no restaurante acompanhando um outro cliente e fazem comentários tipo: “aqui vende comida normal?” risos mas acabaram provando e se tornaram clientes fiéis. Outro desafio que eu enfrento é que muitas pessoas esperam que eu seja formada em nutrição. Apesar de termos uma nutricionista vinculada a empresa, uma profissional muito respeitada na cidade que é a Priscila Osório.

Há o problema também de matérias primas, uma limitação. Como trabalhamos muito com frutas, folhas, verduras frescas, não conseguimos fazer estoque e tem produtos que são difíceis de serem encontrados todos os dias. Agora em novembro vamos completar dois anos, e minha cabeça está fervilhando de ideias

Mensagem de motivação e encorajamento

Cárita é mais um belo exemplo com seu empreendedorismo no mercado de alimentação saudável e que orgulha os Florianenses. Seu trabalho mostra os desafios superados diariamente e a persistência para se alcançar bons resultados. É gratificante ver a concretização de sonhos que um dia já foram meros projetos. Isso prova o quanto somos capazes de realizar tudo aquilo que sonhamos. A jovem empreendedora deixa uma mensagem de apoio aos jovens que desejam empreender, assim como ela:

Persistência. As vezes quando a gente tem um sonho, e não tem ideia de como torna-lo realidade, é difícil. É por isso que muitas pessoas simplesmente desistem. Viver um sonho em momento algum é viver de coisas que caem resolvidas do céu e sim se deparar com coisas numa tarde de terça feira as quais você nunca imaginou que pudessem acontecer. Mas a todo tempo é acreditar que tudo aquilo vale a pena. Ser empreendedora, pra mim, é acreditar que você sempre pode ir mais e que ninguém pode parar você.

Cárita Cibele

Comentários

0 I like it
1 I don't like it