Empreendedorismo feminino com ilustração digital personalizada por Paula Patrícia
Empreendedorismo feminino com ilustração digital personalizada por Paula Patrícia

Empreendedorismo feminino com ilustração digital personalizada por Paula Patrícia

Hey, Habib! A Revista Oka dá continuidade a uma série de entrevistas com mulheres reais e super inspiradoras. Na pauta de hoje nossa convidada, Paula Patrícia, compartilhou conosco sua história de empreendedorismo com ilustração digital personalizada. Nos presenteando com um lado mais realista da jornada, Paula fala um pouco da sua trajetória que resultou na criação da marca Quase Croquis. Confira!

Conheça a nossa entrevistada

Me chamo Paula Patrícia, tenho 28 anos. Morei em Arraial até os 15 anos, vim pra Floriano – PI em 2008 para fazer o Ensino Médio e permaneço aqui desde então. Em 2016 me formei em Administração pela UFPI.

Os planos eram encontrar um emprego e, com a grana, pagar especialização, depois fazer mestrado e doutorado na área de empreendedorismo. Porém, flopei (risos); segui outros caminhos, passei um ano parada e em 2018 iniciei um curso técnico em Edificações.

Como tudo começou…

Sempre gostei de moda, costurava muitas roupinhas para minhas bonecas até os 15 anos (risos). Já vendi diversas coisas de camelô. Do final de 2013 ao final de 2015 vendia roupas para uma empresa de e-commerce muito conhecida. A empresa encerrou as vendas diretas, migrei pro ramo dos cosméticos.

Quando acabou a graduação procurei emprego, mas não tive sucesso, então fiquei fazendo formatações técnicas de monografias e artigos acadêmicos para conseguir alguma renda mas, como é algo mais sazonal, não rendia muito. Mesmo fazendo outro curso ainda tinha algum tempo livre.

Então, por pura diversão, resolvi aprender a desenhar, via tutorias no YouTube, comprei alguns materiais de arte e fiz meu primeiro croqui de moda no final de 2017. Nunca fiz nenhum curso na área, mas quem sabe um dia. O perfil no Instagram só surgiu em 2018 quando, depois de várias tentativas, consegui fazer um que eu considerasse “quase croqui”, daí o nome da página.

De um hobby recente, nasceu o negócio de ilustração digital personalizada

Eu não achava os meus desenhos tão bons a ponto de serem definidos como croquis de moda de verdade, por isso coloquei o nome de Quase Croquis. No início desenhava a lápis, mas atualmente desenho pelo celular. A ideia do negócio surgiu após ter feito uns desenhos para decorar o quarto de uma prima.

Achei incrível o resultado e resolvi fazer os quadrinhos com desenhos personalizados. Logo em seguida comecei a usar os desenhos em camisetas. Estampei em casa mesmo, usando Papel Transfer. Fiz etiquetas, embalagens tudo do zero para economizar os gastos. No início achei que ninguém iria querer, mas segui em frente mesmo assim. Vendi todas e vem dando certo, graças a Deus.

Dificuldades superadas…

Acho que o mais complicado é lidar com tudo sozinha. Faço quase tudo do zero, com exceção das camisetas e molduras que já compro feitas. Porém, todo o resto é um processo desenvolvido por mim, arte, estampagem, embalagens, etc. Tento definir um dia para desempenhar cada tarefa.

Por exemplo: dia de fazer embalagens é só para isso mesmo e nada mais. A curto prazo pretendo terceirizar o método da estampagem para otimizar mais o meu tempo e, além disso, oferecer ao cliente uma estampa com mais qualidade.

Aquele diferencial que conquista!

O Quase Croquis oferece quadrinhos decorativos e camisetas 100% Algodão com artes autorais e também com artes personalizadas, onde o valor pode variar um pouquinho de acordo com a escolha do cliente. Ter um quadrinho ou uma camiseta personalizada é a garantia de autenticidade. Você não vai encontrar outros iguais por aí.

É um dos benefícios que o Quase Croquis oferece. Para acompanhar o meu trabalho é só acessar o @quasecroquis no Instagram, o perfil está sempre atualizado com as novidades. Para encomendas o link para o Whatsapp está na Bio do perfil e também respondo todos no direct.

Empreendedorismo feminino com ilustração digital personalizada por Paula Patrícia
Imagem: Acervo pessoal Paula Patrícia – Quase Croquis

Uma mensagem de encorajamento a todas as leitoras da Revista Oka

Perseverança. Persistir mesmo diante das dificuldades, que não são poucas e dependem bastante do ramo que a pessoa decide atuar. É fundamental para conseguir alcançar alguma coisa. As falhas servem de aprendizado e a gente vai tentando e tentando que uma hora dá certo. Não posso dar muitos conselhos, o Quase Croquis acabou de nascer (risos). Ainda tenho bastante coisas para aprender nessa estrada.

Hey, Habib! Agora que você conheceu a história inspiradora da Paula com a ilustração digital personalizada, que tal CLICAR AQUI e conferir mais uma trajetória de empreendedorismo feminino?

Leia Mais
Orientação gratuita para novos designers na quarentena
Orientação gratuita para novos designers na quarentena