Moda em tempos de pandemia por Lindebergue Fernandes
Moda em tempos de pandemia por Lindebergue Fernandes

Moda em tempos de pandemia por Lindebergue Fernandes

Hey, Habib! A pauta de hoje é a moda em tempos de pandemia por Lindebergue Fernandes. A Revista Oka traz personalidades diversas para compartilhar conosco visões inerentes ao cenário atual no mundo e seus respectivos impactos. Convidamos o estilista para abordar a moda e suas transformações bem como questões relacionadas. Confira a entrevista completa e repleta de opinião, abaixo:

Conheça Lindebergue Fernandes

Moda em tempos de pandemia por Lindebergue Fernandes
Imagem: Lindebergue Fernandes (acervo pessoal)

“O meu primeiro trabalho com moda foi como assistente do estilista J.Cabral, nos anos 90. Cheguei a trabalhar com vários outros profissionais da área. Logo depois, participei do Concurso de Novos Talentos do DFB ( antigo Dragao Fashion Brasil ) 2001 ficando em primeiro lugar e passei a fazer parte do line up do evento. A partir desse prêmio comecei o meu trabalho solo no mercado de moda e a pensar na minha marcar autoral. Já ganhei prêmios como estilista revelação. Participei de exposições em alguns estados brasileiros e também fora do país , como por exemplo a Premier Vison de Paris. Fui o sócio da primeira loja colaborativa de Fortaleza: Coletivo Acervo Aberto, consultando em algumas cooperativas de artesãs. Colaborei no carnaval de 2019 com o carnavalesco Severo Lucena da União da Ilha desenvolvendo as fantasias da ala dos brincantes”.

A moda em tempos de pandemia – desaceleração, sustentabilidade e reflexão

Moda em tempos de pandemia por Lindebergue Fernandes
Créditos: Nícolas Gondim

Para Lindebergue Fernandes, a moda sofrerá várias transformações em sua totalidade e uma delas é a necessidade da desaceleração para, assim, minimizar o ritmo que vinha ditando ao mercado. “A moda tem que vir a ser muito resiliente e desacelerar o ritmo que vinha impondo no mercado. Assim, lançando coleções de uma nova forma, sem atropelos. A partir de hoje, temos que pensar mais sobre o produto, sem excessos. Dessa forma, sendo essenciais para o momento, ademais, suprindo às necessidades do consumidor. Focando mais em peças de grande valor sustentável”,pontua.

Ao ser questionado sobre como os profissionais de moda devem agir nesse momento de pandemia, a fim de minimizar os impactos sociais e individuais, Lindebergue expõe como tem encarado a situação. “Venho amadurecendo possíveis momentos de estar mais próximo aos meus clientes. Nesse período de inquietações canalizo boa parte do meu tempo ao meu trabalho autoral. Tentando não me deixar abalar. É um momento de refletir, de trabalhar a união entre profissionais da área. Caminhando de mãos dadas, resgatando os nossos valores culturais. Levando a retificar o que temos. Dessa forma sendo possível trabalhar o nosso carinho, afeto e a interação“, afirma.

Um recado de esperança: para o futuro da moda e para o mundo

Moda em tempos de pandemia por Lindebergue Fernandes
Créditos: Nícolas Gondim

Lindebergue Fernandes expôs o seu desejo para as próximas gerações de estilistas e demonstrou uma grande preocupação em levar a moda a um patamar além do vestir, que gere impacto e transformação. “Que tenham uma preocupação maior em estudar e pesquisar moda. Não sendo somente como algo conceitual e sim como forma de expressão, ânsia de liberdade e identidade. Questionando as transformações sociais e econômicas da época. Gerando pensamentos grande quanto a sustentabilidade e a preservação do nosso planeta”.

Além do recado às futuras gerações da moda, Lindebergue abriu o coração ao falar de suas esperanças para o mundo após a pandemia. “Desejo que possamos assumir verdadeiramente valores sustentáveis; nos esforçando para oferecer o melhor sem distinção. Que possamos refletir mais o amor a vida e ao planeta, de uma maneira marcante, nunca antes vista. Que, cativando a todos, juntos possamos impulsionar o mercado e termos uma reação econômica favorável a todxs”.

Curtiu a matéria, habib? Leia também sobre uma iniciativa nobre para os novos talentos da moda clicando AQUI.

Leia Mais
Expert Beauty Center relança HairSpa na unidade Batel
Expert Beauty Center relança HairSpa na unidade Batel