São João de Maracanaú 2019 comemora sua 15ª edição

Hey, Habib! O São João de Maracanaú já comemora sua 15ª edição com atrações locais e de nível nacional, entre os dias 6 a 22 de junho de 2019.

São João de Maracanaú 2019

Hey, Habib! O São João de Maracanaú 2019 já comemora sua 15ª edição com atrações locais e de nível nacional como Anitta, Léo Santana, Wesley Safadão, Xand Avião e Aldair Playboy. Considerado o maior e melhor são joão do Ceará, o evento acontece de 6 a 22 de junho, a partir das 18 horas, na avenida I no Jereissati (entre o IFCE e o Feira Center), com uma programação cultural que conta com 500 artistas e mais de 100 grupos juninos.

O tradicional festejo junino, consagrado como maior do ceará e um dos três maiores do Brasil ao lado de Caruaru (Pernambuco) e Campina Grande (Paraíba), completa, em 2019, 15 anos de tradição. A maior Cidade Junina do Ceará será o grande celeiro cultural do período. O público deve superar mais de um milhão de pessoas ao longo de 17 dias.

Shows

Os shows acontecerão em cinco noites: 6, 8, 14, 20 e 22 de junho. A abertura, no dia 6 de junho, foi marcada pelo show do cantor Wesley Safadão. Nesta data, também sobem ao palco Luís Marcelo & Gabriel e Eric Land. No dia 8 de junho, será a vez de Aldair Playboy, Júnior Vianna e Wallas Arrais. Dia 14 de junho, Xand Avião, Forró Real, Paulo Breno e Abraão Miranda irão animar o grande público presente.

Já no dia 20 de junho, Léo Santana , Zé Cantor, Matheus Fernandes e JM Puxado prometem agitar a noite. O último dia de festa, 22 de junho, será marcado pelo show de Anitta, o maior nome do funk nacional na atualidade, além do romantismo de Lagosta Bronzeada, as cantoras Janaina Alves e Isabela Serpa e Kadu Martins.

Tradição e Cultura

Um dos mais importantes eventos culturais do Nordeste e do Brasil, o São João de Maracanaú contará em 2019 com uma programação que irá muito além dos shows musicais. O evento, mais um ano, terá a tradicional Cidade Cenográfica. No espaço, haverá Restaurante, Tapiocaria, Engenho, Fazendinha, Barbearia, Igrejinha, Bodega, Xilindró, Lambe-lambe, Museu, artesanato, Boteco, um Cinema exibindo filmes que representam a riqueza da cultura nordestina, Casa do Selo Unicef, Casa da Juventude e barracas institucionais das secretarias do município.


Atrações Culturais

A Cidade Cenográfica será um grande palco das diversas manifestações artísticas e culturais do Ceará, com a presença de 500 artistas de Maracanaú e de outros 20 municípios. Para animar o público presente, haverá casamento matuto, violeiros, repentistas, show de humor, forró pé de serra, literatura de cordel, danças folclóricas, clássicas e contemporâneas, apresentações teatrais e intervenções circenses. A cidade dará espaço ainda às manifestações religiosas, com as novenas e grupos de orações das paróquias do município, e um casamento comunitário para 36 casais em 12 de junho, dia dos namorados.

Imagem: @revistaoka

Festivais de Quadrilhas Juninas

Mais de 100 grupos juninos de todo Nordeste irão se apresentar no São João de Maracanaú 2019. Serão vários grandes festivais que acontecerão no Quadrilhódromo: 34º Festival Municipal de Quadrilhas Juninas, Festival Estadual e Festival Jangadeiro Junino.

Baile de debutantes

Este ano, o São João de Maracanaú completa 15 anos de tradição e para comemorar será realizado um baile de debutantes para 50 meninas, no dia 15 de junho, que vivem em situação de vulnerabilidade. Ao todo participarão do evento 450 pessoas, entre familiares, amigos, secretários e patrocinadores. As meninas vão comemorar os seus 15 anos em uma grande festa com direito a bolo, jantar e valsa com artista famoso.

Estrutura

A Cidade Junina montada na Avenida I, do Jereissati, entre o IFCE e o Feira Center, terá Cidade Cenográfica, Fazendinha, Quadrilhódromo coberto para cinco mil pessoas e ampla estrutura de serviços, com camarotes, restaurante, barracas de alimentação, ambulantes fixos e móveis. Os shows acontecem em dois grandes palcos e há outro palco para apresentações artísticas na Cidade Cenográfica. No total, a Cidade Junina do São João de Maracanaú possui 21 mil m2 de área para receber com todo conforto mais de 100 mil visitantes por noite.

Emprego e Renda

Mais de 500 empregos diretos e 2,5 mil indiretos serão gerados no São João de Maracanaú, considerando os ambulantes, barraqueiros, artesãos e restaurante cadastrados pela Prefeitura. Serão cerca de 80 barracas, dezenas de ambulantes e artesãos trabalhando durante o evento. Também haverá venda de produtos típicos de vários municípios do Ceará, além dos empregos gerados por pessoal de técnica e de apoio das bandas, segurança, equipes de instalação da Cidade Junina, formando ampla cadeia produtiva estimulada pelo evento.

Segurança

O São João de Maracanaú terá todo cuidado em garantir a segurança dos visitantes. Guarda Municipal, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, SOS Maracanaú e segurança privada totalizam um efetivo de aproximadamente 2,5 mil profissionais ao longo de todo evento. Ambulatório médico e ambulâncias também estarão de plantão, para atender qualquer situação de emergência.

Confira a programação do São João de Maracanaú 2019 :

Imagem: @prefmaracanau

Shows – a partir das 21 horas

  • 6 de junho – Wesley Safadão, Eric Land e Luis Marcelo Gabriel
  • 8 de junho – Aldair Playboy, Wallas Arrais e Junior Vianna
  • 14 de junho – Xand Avião, Forró Real, Paulo Breno, Abraão Miranda
  • 20 de junho – Léo Santana, Zé Cantor, JM Puxado e Matheus Fernandes
  • 22 de junho – Anitta, Lagosta Bronzeada, Janaina Alves, Isabela Serpa e Kadu Martins
Imagem: @prefmaracanau

Festivais de Quadrilhas Juninas – 6 a 22 de junho, a partir das 18 horas

Programação Cultural da Cidade Cenográfica

A partir das 18 horas terão apresentações culturais com casamento matuto, violeiros e repentistas, forró pé de serra, danças folclóricas, apresentações e intervenções teatrais e circenses, além de shows com humoristas consagrados.

Entrada de Crianças e Adolescentes

A Prefeitura de Maracanaú informa que, por determinação da Portaria de Nº 02/2019, expedida pelo Juiz da Vara Única da Infância e Juventude, Augusto Cézar de Luna Cordeiro Silva, a entrada e permanência de crianças e adolescentes até 16 anos de idade, em dias de shows no São João de Maracanaú 2019, somente será permitida na companhia de seu representante legal ou responsável acompanhante, devidamente identificados. As crianças e adolescentes, seus pais, representantes legais ou responsáveis acompanhantes deverão sempre portar documento de identidade ou certidão de nascimento. Na entrada do evento, os pais ou responsáveis terão que preencher um cadastro.

Acessibilidade

O São João de Maracanaú é um evento que conta com ampla acessibilidade arquitetônica. Pessoas com deficiência, idosos, gestantes ou que tenham locomoção reduzida têm espaço garantido, em pleno respeito à legislação vigente. Inclusive, haverá intérprete de libras e guias para deficientes visuais no evento.

Wifi SWJMaracanaú – acesso livre

A Prefeitura de Maracanaú, através da Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Formação Tecnológica – Setec, em parceria com a Fiber Link, está disponibilizando Wi-Fi Gratuito de 2GB para os visitantes do São João de Maracanaú. Dessa forma, você pode aproveitar o Wi-Fi gratuito para compartilhar as suas fotos no maior e melhor São João só Ceará através da hashtag #sjm2019

Depois de uma programação incrível dessas, e um espaço pensado nos mínimos detalhes, não dá pra ficar de fora do São João de Maracanaú, certo, habib? Sinto uma alegria singular em ter minha cidade Maracanaú como destaque, promovendo uma festa tão rica em cultura e tradição. Não esquece que a Revista Oka está acompanhando o evento, e compartilhando mais do #SJMARACANAÚ no nosso instagram, então não deixe de acompanhar e se tiver a oportunidade, veja de perto!

Comentários

0 I like it
0 I don't like it