Sororidade Brasil: Desconstruindo para construir por Tanara Tavares

Hey, Habib! Conheça o Sororidade Brasil, um projeto fundado pela feminista Tanara Tavares com o intuito de empoderar e unir mulheres.

Sororidade Brasil: Desconstruindo para construir por Tanara Tavares

Hey, Habib! Conheça o Sororidade Brasil, um projeto fundado pela feminista Tanara Tavares com o intuito de empoderar e unir mulheres com o lema desconstruindo para construir. A página voltada ao coletivo trata sobre feminismo, política e sororidade e já conquistou mais de 70 mil seguidores. Com mensagens de protesto, educação e consciência, suas postagens trazem discussões de grande importância para a sociedade levando à reflexão e debate inerentes à temática. Conheça a história dessa grande mulher, entenda como tudo começo e a sua visão sobre a causa.

O Começo

Sororidade Brasil: Desconstruindo para construir por Tanara Tavares

Através do Instagram conheci algumas páginas feministas e tive um acolhimento muito grande pela Thaís, adm da página @elasforadacurva. Através do trabalho dela identifiquei abusos físicos e emocionais que estiveram e ainda estavam presentes na vida, comecei a lutar por mim e a renascer como mulher. Hoje posso afirmar que sou outra mulher, e na busca por conhecimento descobri a palavra Sororidade – união e aliança entre mulheres, baseado na empatia e companheirismo, em busca de alcançar objetivos em comum, muito presente dentro do feminismo e identifiquei a sororidade na ação da Thaís, fundamental para todo o processo de mudança que ocorreu na minha vida”.

O poder transformador da Sororidade na prática

Fiz uma busca e não encontrei muitas contas com o nome na época (agosto de 2018). Tinha criado uma conta para pesquisar na época, e mudei o nome para Sororidade Brasil. Minha intenção sempre foi aprender e ajudar outras mulheres como fui ajudada, com acolhimento. A conta foi crescendo e eu queria ajudar mais… então tive mulheres maravilhosas que me ajudaram durante um tempo: a Barbara e a Gabriella. Elas me ensinam muito sobre autoestima, preconceito, resistência e racismo. O projeto que tenho hoje é unir mulheres, porque eu já provei da força, e sei o quanto é transformador! Mas para isso temos que quebrar padrões, lutar contra preconceitos trabalhar a autoestima e desconstruir a rivalidade feminina tão imposta pelo patriarcado desde a nossa infância”.

Matéria sobre violência contra a mulher e projeto @maselenuncamebateu clicando AQUI.

As barreiras e questionamentos para se praticar a sororidade

Não é um trabalho fácil, algumas mulheres são tão duras que chegam a ser cruéis, por isso também é necessário a cura. Existem varias vertentes dentro do feminismo, e algumas mulheres têm dificuldades de se encontrarem nelas, não sentem sororidade e sim agressividade de outras manas, o que acredito ser o resultado das feridas causada pela sociedade. Algumas tomaram até raiva do nome sororidade, dizem que não existe ou que é seletiva, “mas como uma mulher negra terá sororidade com uma mulher branca racista?” “Ou uma mulher terá com a outra que foi amante do seu companheiro?”

Sororidade não é amar ou se quer gostar, é reconhecer que eu posso lutar para desconstruir o racismo em outra mana branca como eu. É explicar pra mana que quem tinha uma aliança com ela era o companheiro e não a mulher. É explicar pra outra mana que se o cara é comprometido ele é um embuste, pra ela sair fora pois ele está desrespeitando a companheira e ela também. “Mas e aquelas que fazem porque gostam ou são criminosas?” Que elas sofram as consequências pelos erros, crimes e não por serem mulheres. Eu tenho trabalhado para construir um lugar onde todas se sintam representadas e acolhidas”.

Exemplificando a Sororidade

Sororidade Brasil: Desconstruindo para construir por Tanara Tavares

Sororidade é a força que nos une como irmãs; quando uma Irmã precisa de ajuda, independente de serem amigas, essa força fala mais alto e paramos para ajudar. Precisamos praticar isso, assim poderemos desconstruir a rivalidade feminina; a partir disso a união feminina terá uma base forte e transformadora. Por exemplo, estamos no mês da Campanha Agosto Lilás que promove ações de combate à violência contra a mulher. No Brasil, a cada 2 minutos, 5 mulheres sofrem um tipo de violência. Acredito que todas nós conhecemos mulheres que sofreram e ainda sofrem violência. A Sororidade entra com a empatia, se colocando no lugar daquela mulher. Quantas já pensaram que “ela merece” ou “ela gosta”? Não, ela não merece e também não gosta. Através de muita desconstrução podemos praticar a empatia para enxergar/ sentir através daquela mulher que sofre outra realidade, que não é a minha”.

Matéria sobre feminismo e projeto @mulheres.históricas clicando AQUI.

O COLETIVO
Sororidade Brasil: Desconstruindo para construir por Tanara Tavares

O coletivo Sororidade Brasil é um grupo feminista que visa trabalhar a igualdade e equidade de gênero, com objetivo de unir mulheres de raças, vertentes políticas e situações socioeconômicas diferentes. O projeto foi idealizado por Tanara Tavares em 2018 quando a mesma se reconheceu feminista, com o objetivo de unir mulheres diferentes em uma única causa, ela sempre acreditou na força da união feminina quando reconhece e abraça a realidade de outras. É necessário, também, compreender que as mulheres experimentam a opressão em configurações variadas e em diferentes graus de intensidade de acordo com a maneira a qual a sociedade as subjuga“.

Os padrões culturais de opressão estão diretamente ligados aos conceitos de raça, gênero, classe, capacidades físicas e mentais e de etnia. Vamos trabalhar para promover a conscientização da pluralidade, estudos e ações sociais necessários para o acolhimento de todas. Somos 12 mulheres de 6 estados diferentes para obter da melhor formas a realidade das mulheres do país. As postagens diárias irão continuar, incluindo uma nova fase para levar conhecimento, reflexões estudos, além do levantamento de dados para criação de projetos sociais. O objetivo do projeto sempre foi unir diferentes mulheres na mesma causa, com um sonho em comum que tem como combustível o amor.

Sororidade Brasil existe para resignificar o relacionamento entre mulheres. Esse é o meu projeto e estamos em construção, construindo e desconstruindo.

Tanara Tavares

Agora que você entendeu melhor sobre a temática e o projeto coletivo sororidade Brasil, pode refletir sobre a importância dessa conscientização para a nossa sociedade incluindo o processo de desconstrução para que finalmente se possa construir uma visão mais igualitária. Mas, não se engane, ainda há muito trabalho a ser feito e seu apoio é fundamental. A conscientização e luta depende de cada uma de nós. Para mais conteúdos relacionados, acompanhe diariamente a página @sororidadebrasil e a Revista Oka.

Comentários

2 I like it
0 I don't like it